Bemvindo

Bemvindo 

Site da homeopatia diatésica, uma abordagem sistêmica dos sintomas e dos remédios.

Quarenta anos depois da publicação da « Matière médicale thérapeutique » de P. KOLLITSCH, um novo passo decisivo na compreensão da matéria médica acaba de ser transposto. Esclarecendo o mecanismo de aparicão dos diferentes sintomas, desenvolvendo um conceito claro das tendências diathésicas (abordagem dinâmica da fisiopatologia humana) e do aspecto psicologico (problematicas não resolvidas) dos remédios da materia médica, a homeopatia « diatesica » permite uma estratégia simple e coerente, simplificando as posições (por vezes exclusivas) das escolas tradicionais.

 

 

 

 

 

Jean-Marc DURIAUX (Campinas)

De que trata exactamente o terma « medicinas suaveis » o naturais ? É um conjunto de medicinas tradicionais actualmente em plena evolução, ajudadas por associaçoes de práticos e de deontes deceptionados pelo lado materialista da medecina universitária cuja as caractericas comunas situam-se tanto ao nivel das doutrinas que nos modos da acção terapéutica. Esta doutrina é constituida pela valorização d’um co psicossomãtica do paciente da historia dele e dos sintomas que objectiva. A acção terapéutica passa pela relança das regularizaçoes fisiólogicas e não em uma substituição delas poi um tratamento quimico com muitos efeitos secundários. Instrumentos electrónicos e biológicos de evoluação do nivel desequilibro dessas regulaçoes, permetem tambèm de poder apreciar o impacto das terapéuticas propostas. As medicinas suaveis o naturais téem una historica e geográfica observe-se assim.

  1. A medicina tradicional chinesa, cuja acupunctura é a parte mais conhecida em ocidente.
  2. A reflexoterapia cuja osteopatia e as técnicas manuais fazem parte.
  3. A homeopatia é uma forma elaborada da classica fito-aromatérapia ». A esta também se pode ligar a homotoxicologia e todos os sistemas de prescriçoes ligados as vias metabolicas.
  4. As psicoterapias medicais breves

constituam sem duvida as formas mais elaboradas os praticos que utilisam uma dessas disciplinas estam habituados a pensar em termo de estrutura função, adaptação / regulação e adquirem em geral,durante o seu percurso professional, varias dessas competéncias.

Este sitio Internet tem por objectivo de pór á disposição de qualquer um, todas informaçôes susceptiveis de permitir de profundir as reflexões a respeito da organizacão dinamica do serviço e das suas extraodinárias capacidades de autoregularização astraves das mais pequenas estimulaçoes, á una condição, que esse seja feito no bom sentido, bom lujar e no bom momento. Não hesitem a consultar e a telecarrefar as rubricas que lhes interessam e igualmente a intervir nosso « forum » : as preguntas e refleções de cada um podem enriquecer nos todos.

 

 

A biologia homeopatica : O estudante em homeopatica é desorientado pela grande quantidade de traballo que representa o estudo da matéria medica. Todos os sintomas são um pouco parecidos aos olhos de um principiante, mesmo o homeopata confirmado tem também tem varios remedios pessiveis. Ao notável trabalho de sintese clinico e terapêutico feito desde S. Hahnemann faltava una parte biologica… Desde 1929, o Dr G. R. Henshaw, medico homeopata americano tive a ideia de experimentar in vitro, no soro dos seus doentes as baixas diluções dos remedios homeopaticos seleccionados pelo um repertório. Ele constata que mais a floculação é nitida, maior se revela o efeito do remedio in-vivo. Ele estendera as observaçoes que fiz a todos os remedios da materia medical assim como a quantidade de novos produtos (vitaminas e acidos aminados) cuja experiença clinica confirmara sem duvida as propriedades. Publica em 1982 « O teste de rectividade sorica, uma maneira de perceber homeopatia« . Aquele livro é composto de uma compilação de publicacões do jornal de « Instituto Americano de Homeopatia » de 1931 à 1977 artigos nos quais ele desegna justeza das concepcôes da homeopatia assim que a evolução da técnica e da sua filosofia do teste.

Desde 1988 algunes medicos homeopatas europeos fazem progressivamente evoluir as coisas realizando verdadeiro scanner biologico. O exame biológico praticado comporta 33 parametros, ele tem como nome « perfil de reactividade sorica ». Este perfils biológicos (BNS) permetem nos presetemente de ter uma vista completa do balanço das sensibilidades do doente aos homologos dos nosos 25 polycrestos.

A de mais, a metoda dos BNS realiza pela estatica e experimentação humana, uma integração de todos esses dados para propor varios remedios satélites de baixa dilução (vegetais, çais e oligo-elementos) numa tabela de 250 terapéuticas, experimentadas e classificadas segum optico dinamico do Dr. Kollitsch que presentam as caracteriticas optimais para normalizar o conjuto dos parametros significativamente pertuirbados en cada paciente. A fitoterapia é um tratamento total de organos complexos pelomeio de conjuntos vegetais complexos. So o computador é copaz de integrar o cojunto dos valores biológicos e terapéuticas para fornecer uma resultante significativa fiavel. Depois que tivemos a nossa disposição esse instrumento biológico, a precisão que le nos traz nos permitice de verifiar sobre mais de 120 000 processos o fundamento das ideias de G. Henshaw assim que a classificação dos remedios propostos pelo P. Kollitsch os BNS dão 3 ventagens decisivas :

  1. Confirmando a justa selecção do remedio de base a prescripção do drenador óptimo (em baixa dilução) laz desaparecer a fase de agravação terapêutica tão incómodo. O aspecto dos BNS é ademais (fora terapêutica especifica) notavelmente estável no tempo (porque ligado ao génome do sujeito permitindo, na maioz parte de tempo de contentar. Se de um exame unico por ano.
  2. No caso em que o remedio clinicamente evidente difere dos remedios sugerados pela biológia, pareceu-nos que aqueles representam frequentemente as etapas futuras da evolução diatésica, um poco como se o comportamento biológico no qual de desinvolve a sintomatologia clinica contivesse qualqueres aspectos escondidos da pessoalidade do doemte.
  3. A caso em que a sintomatologia é pobre (doenças defectivas) ou nuito estereotipada (e assim pouco discriminante) ou confusa (casos perturbados por terapéuticas alopâticas potentes). Esses doentes teêm no entanto pertubaçoes biológicas evocadoras. E o casa de SIDA nos quais então que o sintomas estavam apagados, remedios como Argentum nitricum, Iodum e Zincum impuseram. Se logo a primeira vista e revelaram se eficazes sobre manifestações bastante embaraçocas.
A propos de l'auteur
Jean Yves Henry
Médecin généraliste, homéopathe et acupuncteur. Auteur d'une dizaine d'ouvrages, il coordonne l'enseignement de confrères de toutes spécialités pour promouvoir l'aspect intégré de ce télé-enseignement médical et para-médical.